Arco de Hawley - Contenção de Hawley - É tudo a mesma coisa?

  

                

Esse é um dos mais conhecidos aparelhos dentários e é o primeiro que o futuro protético aprende a confeccionar nas escolas de Prótese  Dentária. A partir dele é possível criar uma variedade de outros aparelhos, cada um com funções específicas.

Arco de Hawley e Contenção de Hawley - Nomenclatura Correta:

Existe um erro bastante comum entre profissionais da odontologia, protéticos e mesmo intrutores de cursos ao se fazer uso do nome desse aparelho.

Muitas vezes, o Ortodontista, num início de tratamento de correção dentária solicita ao Protético um “Hawley Contenção” ou um “Arco de Contenção” quando o nome correto desse aparelho é "Arco de Hawley".

Mas se os aparelhos são "iguais" qual o problema de se usar outro nome?

Visualmente, os dois aparelhos são semelhantes e alguns casos, iguais. A diferença está na função que um e outro aparelho realizará durante o tratamento.

Como dito mais acima, O Arco de Hawlley é usado no início do tratamento, quando então, os dentes e a arcada deverão ser corrigidas ou reposicionadas de maneira correta.

Nesses casos e emm geral, esse Hawley virá acompanhado de elementos ativos, que farão esse trabalho de correção. Esses elementos são as molas, os expansores, as grades, o acrílico, etc.

Esse tipo de Hawley é um aparelho de ação ativa, pois ele pressiona, desloca e movimenta os dentes e ossos da boca e até da face, conforme o desejo do Ortodontista.

Os Arcos de Contenção ou nesse caso específico o Hawley Contenção, ao contrário, não possuem elementos ativos pois eles não tem a função de promover movimentações dentárias ou ósseas.

Sua função é a de simplesmentede conter ou manter os dentes na posição final pós-tratamento. Ele nunca é usado no inicio do tratamento, mas tão somente no final deste.

É realmente importante usar um aparelho de contenção ao final do tratamento?

Sim.

Se isso não for feito, ocorre a chamada RECIDIVA DENTÁRIA que é o retorno dos dentes à sua posição anterior ao tratamento e com isso, pode-se perder todo o trabalho realizado durante meses ou anos.

Isso é compreensível, pois estamos "empurrando" os dentes e ossos da boca para uma posição nova. A pressão exercida nesse novo local, o empurra de volta para o local de antes.

O Arco de Contenção o ajuda a ficar nesse novo lugar, até que os elementos em volta dele "desistam", se reacomodem e o antigo espaço seja preenchido com células novas.

Para ilustrar, imaginemos um muro que está se inclinando. Se algo não for feito, tal muro cairá. É preciso então, levá-lo para a posição correta e em seguida, criar apoios que o mantenham de pé, até que o cimento em volta endureça. Com isso estamos criando uma contenção que impedirá que ele continue a se inclinar:

É exatamente isso que uma aparelho de contenção faz:

Mantém os dentes ou a arcada na posição desejada sem causar nenhuma pressão ou movimentação.

Essa contenção é realizada 1 - pelo fio ortodôntico que circunda a parte da frente dos dentes (isso é tecnicamente chamado de face vestibular dos dentes) e pela 2 - parte acrílica que susterá os dentes pelo lado de dentro da boca (tecnicamente chamado de face lingual dos dentes). Veja as imagens:

  

Os fios mantendo os dentes no lugar pelo lado vestibular  e o acrílico fazendo o mesmo pelo lado  lingual

Por não exercer pressão nem movimentação, qualquer contenção é um aparelho dentário de ação passiva.

A duração de seu uso varia de paciente para paciente e deve ser determinada pelo Ortodontista.

Caso o paciente se recuse a usar esse aparelho, ou o faça de maneira displicente, resultará em recidiva e consequente perda de todo o tratamento.

Mesmo com o uso desse aparelho, é normal uma pequena recidiva.

Outros Tipo de Contenção:

Existe outroa tipos de dispositivos de contenção:

       

 

Embora realize trabalho semelhante à Contenção de Hawley, existem diferenças de ação entre ambos.

Vale a pena ler o artigo Arco de Begg.

Leia também o artigo Placa de Osamu.
 

www.ortoproteses.com.br