Placa de Bruxismo - Placa Interoclusal - Placa de Mordida, Placa Mielorelaxante

  

            

 

Bruxismo, brucsismo ou briquismo é um distúrbio do sono caracterizado pelo pressionamento involuntário dos dentes inferiores contra os dentes superiores. Isso pode ser acompanhando também por movimentação horizontal da arcada inferior, causando assim o desgaste dos dentes.

Esse problema pode acometer adultos ecrianças.

De modo geral, a pessoa não sabe que tem o problema. Ele passa a ter essa noção a partir de comentários de parentes, amigos ou durante uma consulta médica.

Existe dois tipos de bruxismo:

Bruxismo Diurno e Bruxismo do Sono

Note que citamos o segundo tipo de bruxismo como sendo bruxismo do sono e não bruxismo noturno. Isso porque, esse tipo de bruxismo não ocorre apenas à noite, mas durante o período em que a pessoa dorme ou seja, de dia ou de noite.

O que ocorre em cada um desses tipos de bruxismo?

Para responder à essa pergunta, temos que saber que o bruxismo se subdivide em bruxismo cêntrico e bruxismo excêntrico

Bruxismo Cêntrico

No bruxismo cêntricoexiste apenas (ou quase apenas) um pressionamento entre os dentes das duas arcadas.

Segundo alguns relatos, essa pressão é tão intensa, que se alguém tentae abrir a boca do paciente, dificilmente consegue.

Veja a ilustração abaixo:

Fig. 1: Bruxismo Cêntrico - Pressionamento Vertical (Pressão dos Dentes de Baixo Para Cima)

Os efeitos desse tipo de bruxismo são:

Dores de cabeça, enxaquecas, dores na mandíbula, na maxila, nos dentes, nos côndilos, no ço, nos ombros, nas costas e nas articulações temporo-mandibulares (ATM) e até mesmo o amolecimento dos dentes com consequentes perdas.

Bruxismo Excêntrico

No bruxismo excêntrico ocorre o pressionamento intenso de baixo para cima visto acima e, ao mesmo tempo, ocorrem vários tipos de movimentos horizontais tais como:

movimento de lateralidade (a arcada inferior se desloca em sentido sagital);

protrusão; (a mandíbula é projetada para a frente e depois para trás novamente);

movimentos circulares

Fig. 2: Bruxismo Excêntrico - Pressão dos Dentes de Baixo Para Cima, Para os Lados, Para Trás e Para a Frente

Os efeitos desse tipo de bruxismo são os mesmos do acima descrito com o agravante de que por conta dos movimentos da arcada inferior aliada à pressão cêntrica, há um desgaste acentuado dos dentes, tornando-os inicialmente planos.

Com o passar do tempo, esse desgaste se torna tal que é atingida as partes internas dos dentes, causando assim dor.

Veja:

Fig. 3: Desgastes Dentários Causados por Bruxismo Excêntrico Intenso em Adultos e Crianças

Porque a pessoa tem bruxismo?

Segundo alguns, esse distúrbio pode vir de fonte neurológica, emocional intensa ou física como resultado de stress intenso, buylling ou o uso de drogas (lícitas ou não).

Se não for detectado e tratado rapidamente, o bruxismo (sobretudo o excêntrico) pode levar o paciente a uma situação de perdas dentárias irreversíveis.

Como impedir o desgaste causado pelo Bruxismo Excêntrico?

Ao se diagnosticar o bruxismo, o especialista iniciará a investigação das causas e o tratamento mais adequado a cada caso.

Enquanto isso, é necessário frear o desgaste dos dentes e as dores causadas pelo distúrbio. É nesse momento que entra em cena o Protético.

A ele será encomendada a partir de um molde feito pelo Dentista, a confecção de uma placa acrílica ou em silicone que copiará o desenho da arcada dentária do paciente.

Essa placa recebe vários nomes:

Placa de Bruxismo ou Brucsismo, Placa de Briquismo, Placa Interoclusal, Placa Mielorelaxante, Placa de Mordida:

Em geral, essa placa é inserida numa das arcadas do paciente e isso é feito em geral, durante o período em que ele vai dornir.

Fica a critério do Ortodontista que a placa seja confeccionada para uso na arcada superior ou inferior.

Ela pode ser feita a partir de uma lâmina de silicone ou confeccionadas em resina acrílica.

Placa de Bruxismo em Silicone:

Placas em silicone são mais indicadas para os casos de bruxismo leve e são feitas a partir de lâminas industrializadas de 1 a 3 mm.

Fig. 1: Placa de Bruxismo em Silicone

Em geral, faz-se uso desse tipo de placa em crianças, por serem mais leves, finas e confortáveis.

Em adultos, pode-se optar pelo mesmo tipo de material mas, essa escolha dependerá de quão forte ou não é esse bruxismo.

Se ele for muito intenso e o Ortodontista solicitar uma placa feita em silicone, poderá ocorrer em pouco tempo a perda dessa placa, que ficará furada (!) pelo constante atrito das duas arcadas.

Placa de Bruxismo em Resina Acrílica:

Para os casos mais agressivos ou intensos de bruxismo excêntrico, faz-se uso da chamada placa de bruxismo em resina acrílica.

Fig. 2: Placa de Bruxismo em Resina Acrílica

No caso das placas de bruxismo acrílicas, a parte que toca os dentes antagonistas é chamada de "pista" ou pista oclusal.

Essa pista pode, a critério do Dentista, ser completamente lisa e ter suas bordas laterais arredondas, de modo que os dentes antagonistas deslizem livremente sobre ela, sem que haja desgaste ou travamentos, ou podem ser confeccionadas com o chamado ajuste de lateralidade ou descruzamento de cúspides caninas.

Esse método impede que a ponta (ou cúspide) do dente canino trave em alguma parte do acrílico, podendo assim, causar a fratura deste ou seu amolecimento.

Particularmente, consideramos a Placa de Bruxismo com Ajuste de Lateralidade, mais funcional e completa que a de Pista Lisa, mas como dito, essa escolha fica a critério do Dentista.

Essa placa pode ser personalizada inserindo-se nela o nome do paciente, um adesivo de seu time ou personagem preferido, glitter. Pode também ser feita colorida, o que a torna muito mais bonita, sobretudo para jovens e adolescentes.

www.ortoproteses.com.br